quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pintou Climão! Brigar com professores faz da escola um inferno...


Você pode até não ser a maior fã dos estudos e dizer que, às vezes, bate a maior preguiça de ir à escola. Mas,  admita que, na maioria das vezes, você passa ótimos momentos com seus colegas e até dá boas risadas com aqueles professores que adoram uma piada. Mas, se ir ao colégio não é seu "programa" preferido, imagine o que pode acontecer quando pinta uma discussão (ou uma briga feia) com um professor.

Esse tipo de situação é muito comum, até porque existe muita liberdade entre professores e alunos (tanto para brincadeiras, quanto para respostinhas um pouco atravessadas). Infelizmente, apesar de parecer normal, brigar com professores pode não só te prejudicar, como fazer toda a classe pagar pelo seu erro.

O principal motivo que leva alguém a entrar nessa fria é sentir que o professor está passando dos limites com a sua autoridade. Se esse realmente for o caso, o melhor a fazer é procurar a coordenação do colégio e contar o que aconteceu. Se você (ou vários dos seus amigos) resolver "bater de frente" com o professor, corre o risco de perder a razão (e acabar lavando para casa uma advertência ou uma suspensão).

Xii, já era!
Você bem que tentou (ou não) conversar, mas acabou perdendo a linha e a briga aconteceu. O que fazer quando tudo parece perdido - e suas notas não vão lá muito bem? Apesar de parecer difícil, a solução é bem simples: respire fundo, jogue o orgulho fora e vá se desculpar! Querendo ou não, o professor é uma autoridade e cabe a você tentar reverter a situação. Aproveite para estudar e mostrar que você não é a aluna-problema que ele pode estar pensando.

Se, mesmo assim, você sentir que rola uma "perseguiçãozinha" do professor (só chama a sua atenção enquanto a classe toda conversa, faz de tudo para abaixar a suas notas etc.), a tal conversa com a coordenação da escola continua sendo a melhor saída. 

Não se esqueça, nada justifica grosserias, palavrões e agressividade. Agir assim só vai complicar ainda mais sua vida na escola e, afinal, ela foi feita para você aprender. Aproveite para exercitar o tal jogo de cintura que todo mundo precisa ter nessa coisinha chamada "vida". ;)

Nenhum comentário: