terça-feira, 21 de junho de 2011

Edwin Luisi, dono do restaurante de Rebelde, também se aventura na cozinha fora das telas

As referências gastronômicas do ator Edwin Luisi não são muito diferentes de seu personagem na novela Rebelde (Record). Isto porque, assim como Genaro Zanetti, o dono do bar e restaurante na trama adolescente, ele também é descendente de italiano e cresceu na cozinha, rodeado por familiares literalmente botando a mão na massa.

- Sou da Moóca, bairro tradicionalmente repleto de italianos em São Paulo. Quando menino, a gente não saia muito de casa, e as reuniões eram sempre na cozinha. Fui criado vendo minha mãe cozinhar. E minha mãe fazia as massas em casa, não tinha essa de comprar pronto.

Sendo assim, compor um personagem tão apaixonado pela sofisticação e pelo bom paladar não foi muito difícil. Como autêntico desdendente, Luisi sabe que o gosto pela comida está no sangue, assim como a vontade de fazer sempre o melhor.

- O Genaro é dono de um estabelecimento simples, mas ele quer crescer. Ele tem uma tendência de querer ser muito elegante, sensual, tem o sonho de comandar um grande restaurante. O Genaro não chega a ser frustrado, é apenas um cara ambicioso e sonhador.

Luisi conta que tem sido muito prazeroso encarnar uma figura de inclinações gourmet, já que ele mesmo guarda uma relação muito boa com a cozinha, de descobertas de novos sabores.
- Não sou um grande cozinheiro, mas gosto de brincar com algumas combinações. Também não sou muito chegado aos tradicionais molhos ao sugo ou bolonhesa na hora de fazer uma massa, por exemplo, prefiro apostar no azeite, no alho, na pimentinha.

Esses despretensiosos experimentos na cozinha já renderam pelo menos dois pratos curiosos que o ator prepara para si mesmo: o macarrão com molho de azeite, abobrinha picada, cogumelos, alho, abobrinha e tomate cereja, e um frango assado, que ele chama de “indiano fajuto”.
- Fica muito gostoso assar o frango e, quando estiver faltando uns dez minutos para ficar pronto, colocar manga prateada em cima para soltar o gosto. Daí, faço um arroz ao curry e sirvo como mistura.

De acordo com Luisi, cozinhar algo gostoso não é tão difícil para quem sabe fazer bom uso do azeite de qualidade e de temperos bem combinados. A massa italiana não tem segredo, diz ele, vai bem com qualquer invencionisse puxada no azeite. Está dada a dica.
Só mesmo o segredo de Genaro é que ele não quis revelar de jeito algum. Para saber o que o divertido dono do bar que é ponto de encontro da moçada esconde no armário em Rebelde, a gente vai ter que ficar bem ligado nos próximos capítulos da novela.

Nenhum comentário: