quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Primeira vez vira assunto em Rebelde, tire dúvidas sobre o assunto aqui!

Rebeldes
Os personagens da novela Rebelde (Record) estão sonhando com a primeira noite de amor. O assunto sempre aparece nas conversas dos casais, que estão se preparando para o momento especial. Por ser um marco importante para os personagens e muito aguardado pelo público, o R7 conversou com a psicóloga e educadora sexual do Instituto Kaplan, Camila Macedo Guastaferro e pediu algumas dicas importantes sobre a primeira vez. Às vezes, este assunto deixa muitos jovens com medo e várias dúvidas.

A doutora explica que não existe uma idade ideal para perder a virgindade. Normalmente, as meninas têm a primeira relação entre os 14 e 16 anos. Já os meninos, iniciam mais cedo, entre os 13 e 15. Porém, Camila reforça que isso não é um padrão.

- Cada um deve se sentir preparado para fazer essa escolha.

O importante é pensar nos prós e contras de começar uma vida sexual, principalmente quando se corre o risco de ter a primeira vez sem proteção. A psicóloga afirma também que é preciso ter consciência dos resultados que uma atitude como esta pode provocar, como a possibilidade de contrair uma DST (doença sexualmente transmissível) ou ter uma gravidez indesejada.

- É importante estar preparado para os momentos de intimidade e entrega.

Os medos são diferentes entre os rapazes e as moças, segundo Camila. Normalmente, as meninas ficam preocupadas em sentir dor. Já os meninos, têm receio de perderem a ereção muito rápido ou não saberem manusear o preservativo.

A psicóloga conta que nem todos os jovens se sentem pressionados a fazer amor. Mas, uma dica para os grupos de amigos que conversam sobre o assunto: ninguém precisa ter as experiências ao mesmo tempo.
- Cada um deve se respeitar e não fazer nada pressionado. O limite é essencial nessa hora!

Camila reforça que o adolescente deve decidir se vai começar uma vida sexual ou não. Assim, os pais precisam dar espaço para o jovem refletir sobre a situação. De acordo com ela, estar disponível para conversar, inclusive os amigos, que não podem desvalorizar a opinião de quem está decidindo, ajuda muito e demonstra apoio ao jovem. 

- Fale de métodos contraceptivos e responsabilidades também, já que existem impactos no caso de uma gravidez ou de doenças sexualmente transmissíveis.

A educadora sexual e psicóloga também relevou que o arrependimento em relação à primeira vez é o mais comum. Experiências negativas costumam acarretar dificuldades em uma relação mais íntima, pois a pessoa, muitas vezes, tem medo de sentir dor ou de falhar. Para resolver isso, Camila dá mais uma dica.

- Não fique encucado se não deu certo. No começo, pode ser assim, mas com o conhecimento do corpo, intimidade e cuidado com a saúde, cada um pode achar o melhor jeito de ter uma vida sexual com qualidade e prazer.

*Colaboração de Leonardo Azzali, estagiário do R7

6 comentários:

Anônimo disse...

Postem o capitulo do dia 23/12-sexta feira, pois nao poderei ver!
obrigado.. s2

Anônimo disse...

e em video! por favor eu tb nao vou poder ver !

Camila ama luar disse...

só tenho 10 anos acho q não devia ter isso em rbr

emile disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda L. disse...

Vc só tem 10 anos, mais um dia isso vai acontecer com vc, e será que vc vai ter responsabilidade, e informação para tudo dar certo?

Anônimo disse...

achei legal essas dicas de perder a virgindade muito legal