domingo, 26 de junho de 2011

Arthur Aguiar fala sobre seu personagem e alcoolismo

Rebelde pode até ser uma novela focada em adolescentes. Mas assim que foi escalado para interpretar o reprimido Diego, Arthur Aguiar sabia que suas cenas tratariam de assuntos bem mais complexos do que romances juvenis. Isso porque na versão brasileira, o menino é tão cobrado pelo pai, o autoritário Leonardo, vivido por Juan Alba, que já chegou a encontrar no álcool uma fuga para as frustrações e angústias. "O grande problema que eu vejo ali é o fato do Diego ter tudo que o dinheiro da família pode comprar, menos a atenção do pai, que só pensa na carreira. A bebida serviu como uma válvula de escape", analisou.

Para encarnar Diego, Arthur passou por uma bateria longa de testes. Mas duas características foram fundamentais para que ele chegasse onde está. A primeira delas foi o interesse do jovem nas aulas de canto, iniciadas em 2010. Antes mesmo de pensar em concorrer ao papel em Rebelde. E a outra, a vontade real que Arthur tem de trabalhar com música. Até aprendeu a tocar violão sozinho, aos 14 anos, e desde os 19 compõe algumas canções. "Minhas duas paixões são a música e a interpretação. Por isso mesmo, participar desse projeto era um grande desejo meu. Acho que marca para valer o início da minha carreira, já que a visibilidade é enorme", opinou o rapaz, que tem 22 anos.

Na trama, Diego namora a impulsiva Roberta, papel de Lua Blanco. Ambos têm em comum o fato de acreditarem que seus pais não se preocupam o suficiente com eles. Os principais conflitos entre o casal se dão em função do vício de Diego. "Acho bacana mostrar isso no ar. É uma doença e o tratamento é difícil, mas tem cura", avaliou.

O sorriso de Arthur ao falar deste trabalho deixa explícita sua empolgação com a atual fase. O ator deu seus primeiros passos no teatro, há três anos, nas aulas que o ator Felipe Martins ministra no Rio. Logo em seguida, ingressou no grupo Nós do Morro, onde conheceu o atual colega de elenco Micael Borges, que encarna o sofrido Pedro em Rebelde. E garante que o assédio constante por parte dos adolescentes ¿ público que mais aborda o elenco da novela ¿ não é incômodo. "Nossa maior preocupação é apresentar um bom trabalho. Ser reconhecido e assediado é resultado desse esforço. E é lógico que todos estão torcendo por isso", explicou.

A experiência de Arthur na televisão ainda é muito pequena. Depois de algumas participações especiais em Malhação, na Globo, ele chegou a ganhar um papel em Cama de Gato, novela das 18h exibida em 2009. Ficou pouco tempo no ar como o adolescente Lucas, suposto filho do aventureiro Alcino, personagem de Carmo Dalla Vecchia, que queria encontrar seu herdeiro antes de morrer. Mas ficou provado que não havia parentesco entre ambos e Lucas saiu de cena. Foi então que Arthur emplacou um papel no seriado Bicicleta e Melancia, do canal por assinatura Multishow. Ali conheceu outra colega de Rebelde, Sophia Abrahão, que vive a popular Alice na novelinha "teen" da Record. "Vai rolar uma segunda temporada de Bicicleta e Melancia. Mas, como estamos com dedicação total aqui, eu e Sophia tivemos de ficar de fora", lamentou.

Nenhum comentário: